Movimento Hippie
Na década de 60 houveram grandes movimentos de contracultura. Um deles foi o movimento Hippie, com o grande lema ´´paz e amor´´ (em inglês, "peace and love"), que precedeu a expressão "ban the bomb" ("proíbam a bomba"), a qual criticava o uso de armas nucleares. Os grupos defendiam questões ambientais, contestavam as injustiças sociais (racismo, inferioridade da mulher etc), indo de encontro a valores americanos tradicionais, além de serem contrários a qualquer tipo de violência.
Viviam em comunidade. Prezavam o apoio mutuo.
Enxergavam o patriarcalismo, o militarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma instituição única sem legitimidade.
Origens:
O termo “hippie” foi empregado pela primeira vez em 1965, tendo origem na palavra “hipster”, que designava pessoas envolvidas com a cultura negra.
Com a palavra "beat", John Lennon, transformado em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda - The Beatles. Tanto o termo beatnik como o termo hippie assumiram sentido pejorativo para a grande massa norte-americana.
Estilo e comportamento:
- Usam cabelos e barbas mais comprido. . Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".
- Roupas velhas e naturalmente rasgadas, para ir em oposição ao consumismo, ou então roupas com cores berrantes para fazer apologia à psicodelia, além de diversos outros estilos incomuns (tais como calças boca-de-sino, camisas tingidas, roupas de inspiração indiana).
- Amor livre e sem distinções.
- Ideais anarquistas de comunidades igualitárias e total liberdade não violenta.
- Rejeição à produtos industrializados, consumo de produtos artesanais, principalmente na alimentação a opção por produtos naturais e orgânicos.
- Vida em comunidades onde todos os ditames do capitalismo são deixados de lado. Por exemplo, todos os moradores exercem uma função dentro da comunidade, as decisões são tomadas em conjunto, normalmente é praticada a agricultura de subsistência e o comércio entre os moradores é realizado através da troca. Existem comunidades hippies espalhadas no mundo inteiro; vivem para a subsistência.
- O incenso e meditação são parte integrante da cultura hippie pelo seu caráter simbólico e quase religiosos.
- Uso de drogas como maconha, haxixe, LSD, Psilocibina (alcalóide extraído de um cogumelo), Mescalina (Peiote), Ayahuasca, Amanita Muscaria, Datura Stramonium, Brugmansia suaveolens, Atropa belladonna e Ibogaína visando a "liberação da mente", seguindo as ideias dos beats e de Timothy Leary, um psicólogo proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD.
- Porém muitos consideravam o cigarro feito de tabaco como prejudicial à saúde. O uso da maconha era exaltado também por sua natureza iconoclasta e ilícita, mais do que por seus efeitos psicofarmacêuticos.
- Culto ao prazer livre, seja ele físico, sexual ou intelectual.
- Repúdio à ganância e à falsidade.
- Fome intelectual insaciável. Raramente são adeptos de muitas inovações tecnológicas, preferindo uma vida distante de prazeres materiais.
- Um estilo de vida de simplicidade e amor, num grau de desapego altíssimo.
Simbolo da Paz
O símbolo da paz ☮ foi desenvolvido na Inglaterra como logotipo para uma campanha pelo desarmamento nuclear, e foi adotado pelos hippies americanos que eram contra a guerra nos anos 1960
Conhecidos como propulsores de “paz e amor”, eles sobreviveram aos valores capitalistas e ainda podem ser encontrados em muitas partes do mundo.
No Brasil:
o movimento hippie ganhou força na década de 1970 e ainda hoje é possível encontrar aspectos dessa época vivos pelo país. Além de festivais como o Psicodália, realizado em Santa Catarina, algumas comunidades estão espalhadas por praias e vilarejos, como Trindade em Parati (RJ), e cidades como São Tomé das Letras (MG), Pirenópolis (GO), Trancoso e Arembepe na Bahia.
No cenário musical, destacam-se o cantor Raul Seixas e a banda Mutantes, que fizeram grande sucesso nos anos 60 e 70 e tem milhares de fãs ainda hoje. Na cena musical contemporânea, destaca-se o cantor Ventania, marcante referência de São Tomé das Letras, MG. Ventania tem em seu repertório inúmeras obras, que falam desde o livre pensar ao desapego material, cultuando a natureza e os ideais Hippies.
Há ainda inúmeros festivais Brasil afora, como o FestivalPsicodália que se realiza anualmente no sul do Brasil, normalmente em Santa Catarina, e reune mais de 5.000 pessoas por edição.
Há ainda inúmeros festivais Brasil afora, como o FestivalPsicodália que se realiza anualmente no sul do Brasil, normalmente em Santa Catarina, e reune mais de 5.000 pessoas por edição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário