Uma delas é o Grafitte: O grafite trata-se de um movimento, organizado nas artes plásticas. Apareceu no final dos anos 70 em Nova Iorque, como movimentos culturais das minorias excluídas da cidade. Com a revolução contracultural de 1968, surgiram nos muros de Paris as primeiras manifestações.
O grafite está na cidade, no espaço público, não tem proprietário nem vigia. Na carona dos grafites há sempre os rabiscos aleatórios, as mensagens de amor, as pichações políticas e os anúncios publicitários.
Luan Santiago
Os grafiteiros querem sempre divulgar essa idéia. De acordo com Celia Maria Antonacci Ramos, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, a arte do grafite é acima de tudo, a arte da cidade e do público que nela vive: "Grafite: grande canal de comunicação, sem conexão com fibra ótica ou cabo elétrico, mas conectado diretamente com a cidade, com o público, com o aqui e agora.
Os grafites criados nos “udigrúdi” das cidades levaram o ocidente a presenciar pública e anonimamente o questionamento de muitos de seus valores estabelecidos, entre eles o da ocupação dos espaços da cidade e o da apresentação e valoração da arte.
Se uma nova forma de política emerge desse contexto com ela uma nova forma comunicação e de arte." No Brasil, essa arte disseminou-se rapidamente pelo país e, hoje em dia, segundo estudiosos do tema, o grafite brasileiro é considerado um dos melhores do mundo. Alguns nomes de destaque no cenário nacional e internacional são: Eduardo Kobra, Alex Hornest, Alessandro Vallauri, Ramon Martins, Gustavo e Otávio Pandolfo (os gêmeos).
Eduardo Kobra
Ramon Martins
Alex Hornest
Alessandro Vallauri
Gustavo e Otávio Pandolfo (os gêmeos).
3D Street Art
A arte de rua 3D ou a arte de rua Tridimensional não é uma arte que surgiu nos últimos anos. Ela remonta a 1980, quando Kurt Wenner inventou essa forma fabulosa de arte de rua que pode ser feita com giz ou tintas e são surpreendentemente magníficas criando uma uma ilusão de ótica aos olhos dos espectadores.
As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.
O break na década de 1960 foi muito utilizado em tom de protesto por causa da intromissão dos EUA na guerra do Vietnã . Segundo os protestantes os EUA estavam "quebrando " (verbo quebrar em inglês = break) quebrando os jovens soldados que eram mandados para esse guerra.
Pôster de Rua
Cartazes de rua são bastante comuns e podemos facilmente identifica-los nas paredes.
Estes cartazes podem ser feitos manualmente ou graficamente impresso sobre uma folha fina de papel.
Alguns cartazes são bastante engraçados enquanto outros podem ser informativos.
A arte urbana é um movimento que é crescente, muitas vezes é julgado de forma equivocada, mas é arte na sua mais pura essência, que pode causar revolta, reflexão, alegria...
Se gostou não deixe de compartilhar nas redes sociais ! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário