sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A história do Reggae

Um Pouco da História:
O gênero surgiu no final da década de 60 e se desenvolveu na Jamaica, o Reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como Skank. Foi influenciado fortemente pela musica tradicional africana e sua origem é o Ska.

Se divide em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dance hall reggae", que é originário da década de 70. O movimento rastafári, influenciou muitos músicos do estilo, o reggae trata de diversos assuntos, amor, sexo, criticas sociais, desigualdades, fome, preconceito.
Os temas são fortemente influenciados pela historia e cultura do povo da jamaica pelas raízes de diversidade étnica e cultural de seus antepassados Africanos.

Surgiu como uma nova forma de música jamaicana nos anos de 1960 e desde então se tornou um marco cultural. A música rejeita muitas das influências europeias e americanas e propositadamente tenta reconstituir os sons, instrumentos e estilos de
música tradicional Africana. Bashment, o modernizado reggae reflete as condições de violência e má situação econômica da ilha, e é semelhante em muitos aspectos, ao mais lírico-explícito, gangster rap ao estilo dos Estados Unidos.

Também influenciou muitos outros estilos no mundo, carrega muito preconceito que quem o escuta que na maioria das vezes é associado ao uso de maconha. mas não é bem assim,  alem de um ritmo musical é uma forma de estar em paz, estar em sintonia com a natureza, de se sentir mais leve. Também de saber que nem tudo são rosas e que temos problemas e que nunca podemos desistir, sempre ir a luta.

No Brasil:
Talvez a primeira vez em que o Brasil teve contato com o reggae foi quando Jimmy Cliff fez uma apresentação em um dos Festivais Internacionais da Canção.
Logo depois Caetano Veloso cantaria que desceu a Portobello Road, em Londres, ao som do reggae,
 o que foi estabelecido como a primeira menção à palavra "reggae" na música brasileira. Enquanto isso em algumas regiões do país, o ritmo começava a conquistar a população...

Marginalizado, o reggae se recolheu ao underground, mas não ficou parado.Logo se formaram fã-clubes de Bob Marley, começaram a surgir grupos de reggae.

Apesar da má-vontade das gravadoras e dos programadores de rádio, o ritmo de Jah possui um público cativo no Brasil que só tende a crescer, passando ao largo dos modismos que marcaram o mercado musical brasileiro nos últimos anos.

Bob Marley:
É considerado o maior ícone da história mundial do Reggae.

Reggae te acalma, limpa a alma, te faz flutuar, relaxar,  pensar paz & bem.

Uma pequena seleção de músicas pra você que curte um Reggae, e pra quem não pra que comece a gostar.


Internacionais:

Max Romeo - Chase The Devil

Bob Marley - One Love

Don't Cry - Dezarie


S.O.J.A - Sorry
                                 


Midnite - Mama Africa
     


Nacionais:

Ponto de Equilíbrio - Aonde Vai Chegar (Coisa Feia)


Adão Negro - vamos botar um

Chimarruts - Chapéu de palha


Maneva - preto pobre suburbano.

Natiruts - Meu Reggae é Roots.


Se gostou não esqueça de compartilhar, e não deixe de conferir o próximo post sobre nosso bom e velho Rock n´ Roll. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário