sexta-feira, 28 de novembro de 2014

História do Rock.

Um pouco da História:

Estilo musical mais popular no mundo ocidental, o Rock se desenvolveu durante e após a década de 50, surgiu nos EUA.
Tem influencia dos estilos Blues, Country e Jazz. Assim, surgiu o Classic Rock, com uma estrutura musical simples baseada no blues que era ´´ rápida dançante e pegajosa´´. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo.


No começo sofreu várias criticas negativas.
A década de 1950 viu a popularização da guitarra elétrica, e o desenvolvimento do rock n´roll, também viu grandes avanços na tecnologia de gravação que foram fundamentais para e evolução do mesmo posteriormente.
Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e  mundiais, muito alem de um gênero musical o rock influenciou os estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.


No final das décadas de 1960 e inicio nos anos 70 o rock desenvolveu diferentes subgêneros. A maioria dos grupos de rock era formada por um vocalista, um guitarrista, um baixista, e um baterista formando um quarteto.


A década de 1960 ficou conhecida como os anos rebeldes. o Rock ganhava assim caráter politico, com o lema paz e amor em algumas situações, mas mais voltado a contestação de direitos civis.Tal período foi o mais popular e prolífero do Rock.


 A combinação do movimento antiguerra e o crescimento do uso de drogas registrado na época originou o pensamento da década. Bandas famosíssimas como Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd surgiram. Foi neste período que surgiu o famoso lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll.” 


Anos 70 trouxeram psicodelia, glamour e punk rock.
Os 80, um som gótico, dark, com melancolia no ar.

Anos 90 O rock independente estava em alta e ainda naquele ano aconteceu a primeira edição do Lollapalooza, festival itinerante que se tornaria o mais bem sucedido evento de rock da década. O sucesso do festival indicou que o caminho estava aberto também para outros grupos da cena alternativa fora do grunge conquistarem o mainstream, como foi o caso dos Smashing Pumpkins e do Red Hot Chili Peppers.
Como todo o movimento no rock que adquire uma força cultural que vai além da música, o grunge estabeleceu um vestuário e uma atitude. Camisas de flanela e bermudões faziam parte do visual de adolescentes rebeldes e desiludidos com o mundo ao redor.

 A virada da década, do século e do milênio parecia que realmente marcaria o fim das possibilidades do rock se renovar. Mas isso não aconteceu. Inspirada nos sons precursores do punk-rock misturado a uma certa nostalgia do rock dos anos 80, uma safra de novas bandas mostraria que o gênero poderia mais uma vez estar mais vivo do que nunca.


o gênero se perpetua com constantes reviravoltas sempre trazendo em si não somente um estilo musical mas uma expressão principalmente de jovens que contestam sua realidade através de musicas.

O Rock No Brasil.

teve início no final da década de 1950, conquistando maior popularidade na década de 1980.
O "pontapé inicial" do rock no Brasil foi Nora Ney (conhecida cantora de samba-canção) quando gravou o considerado primeiro rock, "Rock around the Clock"
1960

O começo da década foi marcado pelo surgimento de grupos instrumentais como The Jet Black's, The Jordans e The Clevers (futuros Os Incríveis), e do cantor Ronnie Cord, que lançaria dois "hinos": a versão "Biquíni de Bolinha Amarelinha" e a rebelde "Rua Augusta".
Nos anos 1960, com chegada da Ditadura Militar com sua censura moral e política por um lado e por outro da Jovem Guarda, uma tentativa de se trazer o tal de Rock’n’Roll para cá de uma forma mais amena e pasteurizadaApós sair dos Mutantes no final de 1972, Rita Lee iniciou uma muito bem sucedida carreira solo, acompanhada do grupo Tutti Frutti.

Em 1973 surgiu outro ícone: Raul Seixas, que vendera 600.000 compactos de "Ouro de Tolo" em poucos dias e se tornaria "bardo dos hippies" com músicas debochadas como "Mosca na Sopa" e "Maluco Beleza", esotéricas como "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" e "Gita", e as motivacionais "Metamorfose Ambulante" ( que compunha aos 14 anos) e "Tente Outra Vez".

Atribui-se a esta década a popularização do rock brasileiro, movimento que surgiu para aproveitar a onda do estilo musical (rock) que já havia se consagrado mundialmente nos anos 70.
Muitas bandas deste estilo, como os Titãs e Os Paralamas do Sucesso permanecem ativas até hoje, fazendo apresentações por todo o Brasil. Outras bandas e artistas da época, como Engenheiros do Hawaii, Legião Urbana e Renato Russo, foram imortalizados e tocam nas rádios até hoje, devido ao grande sucesso entre o público, principalmente adolescentes.

Anos 90
A década começou com apenas uma novidade: a MTV Brasil, em 1990. E o primeiro "grande grupo" da década foram os mineiros Skank, que misturavam rock e reggae.Em 1994, surgiu em Recife o movimento Mangue beat, liderados por Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.

 O movimento misturava percussão pernambucana a guitarras pesadas, conquistando a crítica.
Alguns rappers tiveram ligação íntima com o rock, como Gabriel o Pensador, o Planet Hemp (que pedia a legalização da maconha) e o Pavilhão 9 (que falava de violência policial).

O Sepultura teve um crescimento de popularidade nos anos 90, culminando no álbum Roots, que fez da banda uma das principais do heavy metal mundial na época e lhes rendeu razoável exposição no mainstream.

Outros destaques são O Rappa, também reggae/rock; Charlie Brown Jr., um "skate punk" com vocais rap; Cássia Eller, com um repertório de Cazuza e Renato Russo; e Los Hermanos, que surgiram com "Anna Júlia", canção pop que não combinava com a imagem intelectual da banda.

A partir dos anos 2000, começaram a surgir bandas de rock com influências do emotional hardcore, que ganharam muito destaque graças à internet e a redes sociais.
A partir de 2009, uma nova tendência entrou em destaque no cenário musical brasileiro: as chamadas Bandas coloridas, especialmente dedicado para o público feminino jovem e tem como suas principais características as roupas coloridas, óculos new wave, uso de sintetizadores e letras agitadas, alegres.

Uma Playlist pra você curtir !!

Internacionais:

Kiss - Rock & Roll All Nite

Satisfaction-Rolling Stones

Twist and Shout - Beatles

Do the Evolution - Pearl Jam

Skynyrd - Simple Man

Nacionais:

Ultraje a Rigor - Inútil

Raimundos - Deixa Eu Falar

Mamonas Assasinas - Cabeça de Bagre

Engenheiros Do Hawaii - Depois de Nós

Rita Lee - Ovelha 


Se gostou não deixe de compartilhar nas redes sociais. :)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A história do Reggae

Um Pouco da História:
O gênero surgiu no final da década de 60 e se desenvolveu na Jamaica, o Reggae se baseia num estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como Skank. Foi influenciado fortemente pela musica tradicional africana e sua origem é o Ska.

Se divide em dois subgêneros, o "roots reggae" (raízes do reggae) e o "dance hall reggae", que é originário da década de 70. O movimento rastafári, influenciou muitos músicos do estilo, o reggae trata de diversos assuntos, amor, sexo, criticas sociais, desigualdades, fome, preconceito.
Os temas são fortemente influenciados pela historia e cultura do povo da jamaica pelas raízes de diversidade étnica e cultural de seus antepassados Africanos.

Surgiu como uma nova forma de música jamaicana nos anos de 1960 e desde então se tornou um marco cultural. A música rejeita muitas das influências europeias e americanas e propositadamente tenta reconstituir os sons, instrumentos e estilos de
música tradicional Africana. Bashment, o modernizado reggae reflete as condições de violência e má situação econômica da ilha, e é semelhante em muitos aspectos, ao mais lírico-explícito, gangster rap ao estilo dos Estados Unidos.

Também influenciou muitos outros estilos no mundo, carrega muito preconceito que quem o escuta que na maioria das vezes é associado ao uso de maconha. mas não é bem assim,  alem de um ritmo musical é uma forma de estar em paz, estar em sintonia com a natureza, de se sentir mais leve. Também de saber que nem tudo são rosas e que temos problemas e que nunca podemos desistir, sempre ir a luta.

No Brasil:
Talvez a primeira vez em que o Brasil teve contato com o reggae foi quando Jimmy Cliff fez uma apresentação em um dos Festivais Internacionais da Canção.
Logo depois Caetano Veloso cantaria que desceu a Portobello Road, em Londres, ao som do reggae,
 o que foi estabelecido como a primeira menção à palavra "reggae" na música brasileira. Enquanto isso em algumas regiões do país, o ritmo começava a conquistar a população...

Marginalizado, o reggae se recolheu ao underground, mas não ficou parado.Logo se formaram fã-clubes de Bob Marley, começaram a surgir grupos de reggae.

Apesar da má-vontade das gravadoras e dos programadores de rádio, o ritmo de Jah possui um público cativo no Brasil que só tende a crescer, passando ao largo dos modismos que marcaram o mercado musical brasileiro nos últimos anos.

Bob Marley:
É considerado o maior ícone da história mundial do Reggae.

Reggae te acalma, limpa a alma, te faz flutuar, relaxar,  pensar paz & bem.

Uma pequena seleção de músicas pra você que curte um Reggae, e pra quem não pra que comece a gostar.


Internacionais:

Max Romeo - Chase The Devil

Bob Marley - One Love

Don't Cry - Dezarie


S.O.J.A - Sorry
                                 


Midnite - Mama Africa
     


Nacionais:

Ponto de Equilíbrio - Aonde Vai Chegar (Coisa Feia)


Adão Negro - vamos botar um

Chimarruts - Chapéu de palha


Maneva - preto pobre suburbano.

Natiruts - Meu Reggae é Roots.


Se gostou não esqueça de compartilhar, e não deixe de conferir o próximo post sobre nosso bom e velho Rock n´ Roll. 






sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sobre o Blog

Caros leitores: Criei este blog para falar de tudo!! Vejo blogs de esporte, musica, arte... Logo pensei, porque nao um blog que aborde de todos os assuntos de uma forma divertida e que não vá cansar-se de ler, então criei Marijaline, Farei o post todas as sexta feiras. Agradeço desde já o acesso, espero que goste.
Opiniões e sugestões: marijaline@hotmail.com